Conrado Checchi

Arte-Educador formado pela UNESP, cidade de Bauru, que por acreditar nas virtudes do conviver, encontra nas manifestações populares inspiração para cultivar esperanças com o meio urbano, que a cada dia toma forma e corpo nas tecnologias.

 

Nos últimos anos tem atuado na rede municipal de ensino de Araraquara, conhecendo no diálogo, a possibilidade de se educar, educando, valorizando as realidades de mundo que os estudantes trazem de suas vidas comum e particular, para encontrar como apoio a Arte, sendo ela Plástica, Cênica ou Musical. Para compreender a influência da sociedade na escola e vice-versa, encontrou na Economia Solidária outra possibilidade de enxergar a vida, nas mínimas coisas o todo universal e no todo, a particularidade do dia a dia, que prima e valoriza o outro para enxergar a si mesmo. Com esta vontade, atualmente participa da incubadora de empreendimentos solidários da Universidade Federal de São Carlos, incentivando e fortalecendo iniciativas que invertem a lógica do lucro, em solidariedade.

 

Neste caminhar, de sonho e busca pela concretude prática, reflexiva sobre o próprio ato, tem idealizado projetos de forma autônoma, para instituições ou entidades, como o Ateliê Aberto, com incentivo do município de Araraquara, de 2012 à 2014, para uso exclusivo de deficientes físicos, com materiais disponíveis e estrutura, aberto todos os dias úteis.